rejeição 519
0 Comments 7 meses 519 words

Olá, amigo! Se você está aqui, é porque já deve ter se deparado com a temida rejeição 519 em suas notas fiscais eletrônicas (NF-e). Neste artigo, vou explicar, de forma simples, como resolver esse problema no sistema FreeNFe, sem dores de cabeça. Afinal, quem gosta de rejeições, não é mesmo?

Entendendo a Causa da rejeição 519

Primeiro, vamos entender por que a rejeição 519 acontece. Ela ocorre quando emitimos uma NF-e com um CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) de Entrada (aqueles que começam com 5, 6 ou 7) e, ao mesmo tempo, definimos o Tipo de Operação da NF-e como “0 – Entrada”. Basicamente, o CFOP de saída não combina com a ideia de uma nota de entrada, e a Sefaz nos alerta sobre isso.

Exemplo: Imaginemos que você emitiu uma NF-e com CFOP “5.102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros” e marcou o Tipo de Operação como “0 – Entrada”. Adivinha? A rejeição 519 vai aparecer no seu caminho.

Como Resolver:

Mas não se preocupe, a solução é mais simples do que parece. Vou te mostrar duas maneiras de resolver isso:

  1. Se a NF-e for de Saída : Nesse caso, você deve manter o CFOP apropriado para saída e apenas alterar o Tipo de Operação para “Saída” (tpNF = 1). É como dizer à Sefaz que a nota está realmente saindo da sua empresa.
  2. Se a NF-e for de Entrada: Agora, se a NF-e deve ser realmente de entrada, mantenha o Tipo de Operação como “Entrada” e apenas modifique o CFOP. Escolha um CFOP que comece com 1, 2 ou 3, indicando que se trata de uma operação de entrada.

Como resolver dentro do FreeNFe

Aqui é onde você não precisa se preocupar, no FreeNFe esse processo acontece de forma automática, quando você coloca um cliente ele automaticamente já verifica se o cliente é pra dentro ou fora do estado, e a partir dai todas as informações são com base no cliente.

Como isso essa rejeição não aparece no FreeNFe. Mas se caso aparecer basta apenas apagar a sua nota e refazer ela. Dessa forma você começa uma nota do zero e as informações serão atualizadas. A partir dai é só seguir suas emissões.

FreeNFe é o Caminho

Lembre-se de que o FreeNFe é uma ferramenta poderosa que pode facilitar a sua vida. Ele é um dos melhores emissores de nota fiscal do Brasil e pode ajudar a evitar erros como a rejeição 519. Além disso, nossa equipe de suporte está sempre à disposição para te ajudar, caso você tenha dúvidas ou precise de assistência adicional. Estamos aqui para facilitar o seu dia a dia.

Agora que você já sabe como lidar com a rejeição 519 e conhece as vantagens do FreeNFe, por que não dar uma chance a esta ferramenta incrível? É fácil de usar, e você pode começar agora mesmo. Acesse, cadastre-se e simplifique a emissão das suas notas fiscais

Acessar FreeNFe

Espero que estas dicas tenham sido úteis, e que você possa emitir suas NF-e sem problemas. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.