rejeição 861
0 Comments 7 meses 364 words

Se você se deparou com a Rejeição 861 em suas notas fiscais eletrônicas (NF-e), não se preocupe. Neste artigo, vou explicar de forma simples como resolver esse problema. Afinal, a Rejeição 861, que diz respeito ao total do FCP (Fundo de Combate a Pobreza), pode ser facilmente solucionada.

Entendendo a causa da rejeição 861

A Rejeição 861 ocorre quando o valor informado no campo vFCP (ID:W04h) dentro da tag ICMSTot não corresponde ao somatório dos valores de FCP informados nos campos vFCP (ID:N17c) dos itens (tag FCP dentro dos impostos do item) da NF-e.

Como Resolver: A solução para a Rejeição 861 é bastante simples. Certifique-se de que o valor informado no campo vFCP no total dos impostos da NF-e corresponda ao somatório dos valores de FCP dos itens.

Dentro do FreeNFe esse calculo é feito de forma automática, então não precisa se preocupar com essas informações. O que acontece muito é quando é feito o preenchimento da nota fiscal mas no meio do processo é trocado o cliente com todos itens adicionados.

Dessa forma o sistema não se atualiza e acaba gerando a rejeição, mas para resolver é bem simples, basta apagar a nota fiscal e refazer novamente seguindo a ordem de colocar primeiro o cliente e depois os produtos da nota fiscal.

Explicação da Validação

A Rejeição 861, “Total do FCP difere do somatório dos itens”, indica que ao emitir uma NF-e com FCP, a soma dos valores dos campos vFCP dos itens deve ser igual ao valor informado no campo totalizador vFCP do grupo W (grupo de totalização).

Lidar com a Rejeição 861 é simples, basta garantir que os valores estejam corretamente alinhados. Dessa forma, você poderá emitir suas NF-e sem problemas e em conformidade com a legislação.

Espero que este artigo tenha sido útil para entender e resolver a Rejeição 861 em suas NF-e. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte.

Acessar FreeNFe

Simplifique a emissão das suas notas fiscais com o FreeNFe e evite rejeições desnecessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.