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Quando o empreendedor entra no mercado de trabalho ele tem alguns desafios pela frente, e um dos principais é vender mais o seu produto ou serviço.

Praticamente 100% do ramo de atividade é composto por compra e venda de mercadoria ou de compra de tempo para fazer tal serviço, portanto o mercado brasileiro consiste em compra e venda de algo.

Mas para muitos empreendedores isso é um verdadeiro desafio por não conseguir aumentar suas vendas da maneira que gostaria, e isso acaba vindo junto um sentimento de frustração.

Mesmo conhecendo a empresa e realizando manobras para sempre vender mais isso pode ser um tanto quanto complicado.

Somente o vendedor precisa vender mais?

Aqui é onde a maioria dos empreendedores se enganam em pensar que somente o vendedor precisa vender mais, o processo de venda é feito por toda a empresa como uma engrenagem para formar finalmente um sistema completo.

Para ser um bom vendedor não precisa nascer sabendo vender e se comunicar, isso pode ser treinado com o tempo e vai te ajudar por toda vida.

O segredo para vender mais é que cada membro da sua equipe precisa ser um pouco vendedor para entender todo o processo, por exemplo o que o pessoal do RH pode fazer para melhorar seu setor que vai impactar o cliente positivamente?

São essas perguntas que precisam ser feitas para toda a empresa se alinhar em todos os processos. Claro que o vendedor precisa ser o melhor na venda, porém não significa que ele precisa fazer tudo isso sozinho.

Saiba o caminho das vendas

O mais importante do que saber fazer as vendas é entender de onde vem os resultados, geralmente durante o dia o empreendedor possui ideias que podem ser colocadas em prática para gerar mais resultados.

Mas para que isso seja possível ele precisa se basear em fatos e dados reais da sua empresa, toda estratégia matadora precisa ser feita onde será melhor aproveitada e para isso o empreendedor juntamente com sua equipe de vendas precisa fazer um estudo aprofundado.

Vamos a um exemplo simples, imagine que você tenha uma loja de Saia Jeans, sabemos que é um produto focado em venda para o público feminino. Dito isso, não faz sentido fazer uma campanha promovendo para o público masculino que a minoria vai comprar, exceto aqueles que vão presentear uma mulher.

De outra forma o aproveitamento é muito pequeno, então nesse exemplo é preciso saber de onde vem a maioria das vendas para entender o processo por completo e bolar uma boa estratégia para suas vendas explodirem.

O melhor para acompanhar suas vendas não precisa ser nada de muito exorbitante, pode ser desde uma planilha ou até um relatório mostrando qual cliente e quanto foi comprado naquele período.

Utilizando o FreeNFe por exemplo é possível tirar um relatório que mostra qual cliente comprou mais e também os lugares certos.

Tenha metas claras

Para vender mais é preciso saber de onde quer sair, para onde quer chegar e como fará esse processo dentro da sua empresa, essa regra parece bem simples mas sem um caminho qualquer lugar que chegarmos está correto.

Dependendo do seu tipo de negócio essas metas podem ser separadas por semana, meses e até semestres. Independente de quanto tempo seja. o importante é que elas sejam claras para serem entendidas por toda sua equipe.

A questão das metas é sempre bem vinda no negócio, muitas vezes quando você analisar vai verificar que com esse processo terá mais gasto em X processo ou até mesmo maior tempo, será que sua empresa terá braço para fazer isso? 

Todas essas questões são levantadas no momento da criação da meta dentro da sua empresa e conversada com toda a equipe.

Foque na sua carteira de clientes atuais

Quando falamos em vender mais a primeira coisa que vem na mente é expandir sua carteira e procurar novos clientes, e na maioria das vezes isso pode ser o caminho mais longo.

Philip Kotler diz que “ conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual” e essa frase diz muita coisa, em alguns casos é muito mais difícil conquistar um cliente novo e também não significa o aumento de lucro para sua empresa.

Vamos imaginar a seguinte situação, você possui uma loja de roupas femininas e masculinas e resolve fazer uma promoção de queima de estoque para conseguir novos clientes. É uma ótima estratégia sim, porém você pode oferecer para quem já comprou na sua loja.

Quem já conhece o produto da sua loja tem mais chance de comprar porque já sabe que o produto é bom, já o cliente novo ainda tem aquele pé atrás por ser uma coisa nova, e todas as coisas novas podem assustar um pouco e dificultar suas vendas.

Talvez essa gama de clientes que tem na sua carteira ainda não conheçam totalmente seus produtos, então vale a pena dar um empurrãozinho para ajudar a fidelizar ainda mais.

Se relacione com seu cliente

Acredito que essa seja a dica mais importante desse texto, quando você tem um relacionamento próximo com seu cliente ele tem muito mais chance de promover o seu produto para outras pessoas.

E isso pode ser aplicado tanto para clientes quanto para outras empresas, talvez uma loja que tenha um produto que complemente o seu ou vice-versa.

O networking pode fazer os clientes de outra empresa parceira virar o seu cliente, não porque são rivais mas porque se complementam entre si.

Um exemplo é uma loja que vende meias, ninguém utiliza somente as meias, é preciso ter um calçado para acompanhar. E é nesse momento que o networking acontece e as vendas fluem.

E isso vale também para o cliente na regra do indique e ganhe, por exemplo se o cliente conseguir trazer mais 2 pessoas, uma das peças saem de graça, pode ser uma boa para ele trazer mais amigos certo?

Melhore seus produtos

A nossa grande preocupação é sempre vender mais, porém não podemos esquecer que temos produtos que podem ser melhorados e vendidos a preços ainda melhores.

E aqui entra também a comunicação com o cliente, ele pode te ajudar falando o que pode ser melhorado e até dando dicas de novos produtos que podem ser implementados.

Essa visão do cliente é muito importante porque ele olha de fora sua empresa, então ele só conhece o básico e pode te ajudar com dicas que você menos espera.

A pesquisa pode ser feita com perguntas simples como essas:

O que precisa ser melhorado na empresa?

O que o encoraja de comprar mais?

O que mais valoriza na compra de um produto?

A partir dessas perguntas, bolar uma estratégia para aumentar suas vendas.

Controle sobre as vendas

Lembre-se do que foi falado sobre o controle das suas vendas, é preciso saber de onde veio para traçar metas e objetivos. E para esse processo o FreeNFe pode te ajudar na emissão das suas notas fiscais.

Quando é feito a nota fiscal é preciso que tenha os cadastros dos clientes e também alguns dados do produto, e o FreeNFe com esses dados têm relatórios que podem te ajudar e também melhorar suas vendas.

Caso tenha alguma dúvida nossa equipe está pronta para te ajudar a entender todo o processo você emitir suas notas fiscais com tranquilidade.

Clique no link abaixo e comece agora seu processo de emissões com o FreeNFe!

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