Mulher em pé segurando notebook com a mão direita e a mão esquerda no queixo.
0 Comments 3 meses 1.536 word

Ter um programa para emitir nota fiscal eletrônica gratuito é um benefício e tanto para qualquer negócio e microempreendedor. Esses softwares de gestão fiscal são pensados e trabalhados para serem seguros, rápidos, ágeis e para permitirem o controle da emissão de notas, assim como seu gerenciamento e envio.

O programa para emitir nota fiscal MEI ou até para pequenas e médias empresas compromete-se em ser uma solução para o gerenciamento das NF-es. Ele auxilia qualquer pessoa jurídica a ter mais agilidade para resolver seus problemas sociais, além de garantir flexibilidade e segurança — veja os principais critérios para escolher um!

1. Analise a usabilidade do programa para emitir nota fiscal

A primeira coisa a ser analisada em um software de emissão de NF-e é a sua usabilidade, ou seja, detalhes técnicos a respeito de como utilizar o programa na prática. Aqui, entram critérios importantes como: design, layout, detalhes sobre suas funções e até se são intuitivas para o usuário.

Essas questões são fundamentais e devem ser compreendidas de maneira completa pelo usuário antes da escolha. É necessário que essa usabilidade esteja de acordo com as necessidades da empresa e que sejam igualmente eficientes. Também devem ser analisadas funções extras, ferramentas, recursos avançados e qualquer função reproduzida pelo software.

 

Mulher digitando no notebook

 

Verifique se tem funções para cálculo de impostos

Um item interessante que deve estar em um bom programa para emitir nota fiscal é o cálculo de impostos. Por meio desse recurso, é fácil para a empresa entender o quanto paga em cada operação e que tipo de tarifas estão associadas na transação.

Essa forma de visualização das tarifas amplia o entendimento da empresa sobre os processos fiscais, além de oferecer mais recursos para o gerenciamento. Desse modo, o que antes era só um programa para emitir nota fiscal torna-se um software de automação.

O sistema é ágil?

Outro detalhe sobre a usabilidade do programa é se ele é ágil, rápido e responsivo aos comandos do usuário. Esses detalhes são fundamentais para definir se a ferramenta é, de fato, um bom programa. Nenhuma empresa quer lidar com um software de emissão que responde de maneira lenta aos seus comandos.

2. Dê preferência para sistemas nativos na nuvem

Programas que não dependem de uma máquina específica para atuar e cujo sistema é nativo na nuvem são melhores para uma empresa. Assim, você não precisa se preocupar com o funcionamento de seu computador para conseguir utilizar o software e todas as suas funções.

Qualquer tipo de problema que aconteça com os computadores dos profissionais ou do próprio microempreendedor que emite notas também não afeta o software. Ou seja, é possível formatar os computadores ou até mesmo trocá-los sem comprometer de modo algum o programa para emitir nota fiscal. Por isso, é preferível aqueles que funcionam pela nuvem.

3. Avalie o suporte de cada programa para emitir nota fiscal

Todo bom programa para emitir nota fiscal deve ter por trás do seu funcionamento uma equipe de suporte que auxilie todos seus usuários. Ela deve tirar dúvidas, corrigir erros dentro do aplicativo, cuidar de sua segurança e ainda estar à disposição para atender todos seus clientes.

 

Várias pessoas em conferência on-line

 

Há certas situações nas quais o programa para emitir nota fiscal pode não funcionar bem, acabar fora do ar ou até mesmo ser complicado e oferecer dificuldades para o usuário. Nesse caso, é fundamental ter uma equipe que trabalhe para resolver problemas do aplicativo e ainda auxiliar seus usuários.

O atendimento é rápido e eficiente?

Além de a equipe estar disponível, é interessante que respondam bem e de maneira ágil aos requerimentos do público. Mesmo que haja uma equipe por trás do aplicativo, ela deve responder de maneira rápida e sem atrasos em seu atendimento, com prazos bem definidos para a solução do problema.

4. Priorize programas com integrações e automatizações

Embora um programa para emitir nota fiscal tenha como principal objetivo o controle das NF-e, o ideal é que ofereça recursos como automatizações e integrações que facilitam a gestão fiscal. A automação é a união entre a tecnologia e os diversos processos fiscais, que são fundamentais para a empresa.

Recursos como esse permitem que os processos sejam realizados de maneira automática, mantêm todos os processos sob controle e ainda garantem segurança para suas NF-es. Com isso, o programa deixa de ser um mero emissor, mas sim um software de gestão, muito mais completo e sólido.

O programa oferece cadastros?

Na hora de pesquisar um bom programa para emitir suas notas fiscais, é ideal procurar um que ofereça opções de cadastro de clientes e fornecedores para que, assim, suas notas fiscais possam ser emitidas com mais praticidade. Esses são elementos importantes para o conceito de automatização e de integração.

Afinal, isso significa que esse programa possibilita que a empresa consiga enviar por e-mail suas notas, mantenha opções automáticas de emissão para clientes e fornecedores fixos, além de outras atividades. Esses recursos são fundamentais para o conceito de gestão fiscal e para tornar as suas atividades mais otimizadas.

5. Veja se há quantidade limite de emissão mensal de notas

Muitos programas de emissão e gestão de NF-es trabalham com um limite de emissão. O que pode ser problemático para microempreendedores e empresas que necessitam emitir grandes quantidades de notas. É necessário observar esse ponto antes de contratar e fazer uso de um software do tipo.

Outro aspecto que merece atenção é a possibilidade de clone de notas fiscais, algo que não está presente em todos os programas. Ele se trata de um recurso que não deve ser deixado de lado, uma vez que apresenta vantagens e torna a vida de empresas que realizam a mesma emissão muitas vezes mais fácil.

Oferece vários tipos de emissão

E vale lembrar que não existe apenas a emissão da NF-e, mas sim de outras notas que também são importantes como NFC-e. O programa para emitir nota fiscal deve entregar o serviço mais completo possível para sua empresa e necessidades, então, busque aquele com ampla variedade de notas.

6. Analise a reputação da empresa

A reputação da empresa por trás do software de emissão de NFs também deve ser analisada para sua consideração de qual programa de notas escolher. Essa reputação mostra o quão respeitada é e qual a opinião dos outros usuários sobre a plataforma, um dado interessante que deve ser analisado antes de tomar a decisão.

Se o programa apresenta uma boa reputação, então, é muito provável que seja uma excelente opção! Especialmente se houver usuários da plataforma que também a consideram uma ótima escolha e, ainda, atestam e comprovam suas funcionalidades e recursos.

O programa oferece versões gratuitas ou testes?

Programas que oferecem uma versão gratuita, ao menos para testes, devem ser priorizados. Um programa grátis para emitir nota fiscal possibilita que o usuário o teste sem compromisso e veja se as funções são interessantes e se os recursos atendem bem às suas necessidades.

FreeNFe: o melhor programa para emitir nota fiscal

E como programa para emitir nota fiscal, não há opção melhor e mais completa no mercado brasileiro do que o emissor NF-e da FreeNFe. A plataforma, cujo principal propósito é emitir e oferecer uma gestão das NFs, é, na verdade, uma excelente opção e ferramenta de automação fiscal completa para o seu negócio.

 

Homem em reunião on-line

 

Há diversos recursos exclusivos que fazem do software o ideal para o uso do microempreendedor e de empresas de pequeno e médio porte. Dentre seus recursos e benefícios oferecidos aos profissionais, estão:

  • Usabilidade simples e intuitiva;
  • Funções de cálculo de imposto;
  • Sistema ágil e veloz;
  • Equipe de profissionais que prestam suporte aos usuários;
  • Oferece integração com e-mail e cadastros de clientes e fornecedores;
  • Tem opção para clonar notas;
  • Possui uma versão grátis (FreeNFe) para emitir nota fiscal eletrônica;
  • Na home do serviço, você fica por dentro dos cases de sucesso!

Quer entender como emitir uma nota fiscal eletrônica usando o nosso emissor gratuito? Entre aqui!

Não há motivo para não optar pela solução da FreeNFe para sua empresa, afinal, esse programa oferece tudo o que você precisa para realizar uma gestão fiscal de qualidade. Com isso, suas notas fiscais são emitidas sem dor de cabeça e de maneira ágil.

Emitir notas fiscais é um serviço importante, assim como o gerenciamento e o controle dessas NFs. Sem sombra de dúvidas, uma plataforma de controle é essencial para oferecer essa solução para sua empresa, além de implementar um processo de automação fiscal que une a tecnologia com os demais processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.