0 Comments 2 anos 1.176 word

Não é novidade para ninguém que a Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores ao longo do ano, tanto os consumidores quanto os comerciantes estão atentos a todo tipo de precificação que ocorre nesta data.

O motivo dessa data ser tão aguardada é o desconto que é aplicado nos produtos, alguns são até de 60%, mas por trás desse preço atrativo o comerciante precisa ter um planejamento detalhado para não sair perdendo.

A intenção é vender mais com o preço abaixo do esperado e para isso a precificação é um dos itens que o comerciante precisa ficar atento nesta data.

Porque a precificação é tão importante na Black Friday? 

A precificação está totalmente ligada ao faturamento do empreendedor com seus produtos, então fazer ela sem nenhum tipo de planejamento pode acabar atrapalhando mais do que ajudando.

É importante entender os cálculos corretos e vários outros fatores como estoque estão totalmente ligados a essa data, a Black Friday precisa ser boa para o consumidor e também boa para o empreendedor.

Como precificar corretamente na Black Friday? 

Separei aqui algumas dicas para te ajudar a organizar essa data importante.

Calcule o valor correto do produto

Imagine que a sua loja tenha em média 100 produtos, a maneira mais simples de precificar seria dar 50% em todos os produtos. Mas essa seria a maneira errada de se fazer. 

É preciso avaliar quanto ficou todo o processo, tanto o preço da matéria-prima quanto o fornecedor, impostos e também a divulgação de seus produtos, tudo isso pode influenciar e sua empresa fazendo ela ter prejuízo ao invés de lucro.

Outro fator importante é a quantidade de clientes que serão afetados nesse processo, se geralmente sua empresa faz 50 vendas de um determinado produto, esse número pode dobrar e o lucro acontecer, mas em contrapartida sua empresa pode dar o desconto e o cliente não comprar.

Cuide da comissão de vendas

Quem já tem um canal de vendas exclusivo para ofertar seus produtos já deve ter ouvido falar das famosas comissões e até já ter aplicado em seu negócio, mas nessa época do ano é preciso deixar tudo bem explicado para não ter problemas futuros.

Existem vários tipos de comissão, pode ser em valor fixo, em porcentagem, em média de vendas e até metas. Mas neste momento de várias promoções é importante verificar se a comissão vai atrapalhar o processo ou não. 

Os vendedores vão vender mais, mas essa comissão precisa também ser contabilizada em todo o processo.

Precificação da concorrência

A competição pode ser bem disputada entre os ramos, então é sempre bom verificar quais serão os preços que sua concorrência vai ofertar na Black Friday, essa comparação pode te ajudar a melhorar e até criar novas ideias para seus produtos.

Mas não se baseie somente na sua concorrência, verifique internamente suas métricas para que isso não seja um problema, lembre-se que cada marca vive a sua própria realidade e descontos agressivos podem fazer sentido somente para algumas empresas.

Então, avaliar é uma boa ideia para tirar novas estratégias para sua empresa, e te ajudará a tomar uma decisão mais clara sem colocar em risco a política da empresa.

Cuidado com o Frete

Isso aplica para alguns empreendedores que tem e-commerce, se esse for o seu caso é preciso colocar o frete em seus cálculos, a empresa pode precisar arcar com eles e ao mesmo tempo satisfazer o cliente no momento da compra.

Não faça como algumas empresas que colocam o valor do produto muito abaixo do mercado e depois coloca o valor do frete alto, isso pode uma grande armadilha para sua empresa e também um indicativo negativo para seus clientes.

Entenda o seu limite

A precificação mesmo que seja na Black Friday exige muita sabedoria e principalmente o conhecimento do seu material, e de todo o processo de vendas. Tenha anotado todos os seus pontos, os que mais gastam e os que menos gastam para entender onde dar o desconto.

Com tudo isso anotado é mais simples saber se você terá estoque o suficiente para essa promoção e também se isso não vai acabar te prejudicando.

Vamos a um exemplo simples, na sua empresa você possui um produto que está no valor de R$100,00 e na Black Friday ele fica com 50% de desconto. Você tem um total de 50 peças dentro do seu estoque.

Calculando desta forma, se você vendesse todos eles o seu lucro bruto seria de R $5.000,00 e agora na Black Friday vendendo eles a R $50,00 o seu lucro seria de R$2.500,00.

Claro que existem outros cálculos que entram nesse processo, um deles é o preço de custo total do produto e que afetam o valor a ser dado desconto e também o valor que sua empresa tem em estoque.

Como melhorar a precificação na Black Friday de forma correta

Como comentado acima os preços e os consumidores estão muito ligados nesta epoca para aproveitar as melhores promoções, por isso não adianta subir os preços alguns dias antes e voltar para o preço normal logo após.

Existem muitas ferramentas que acompanham o valor das mercadorias antes, durante e depois dessa data e isso não seria interessante para a reputação da sua empresa.

Uma das maneiras para ajudar a precificação e oferecer descontos é a negociação com antecedência, mas calma que essa negociação são com seus fornecedores, assim sua empresa consegue mais produtos com preços muito mais competitivos, afinal a Black Friday é para todos.

Outra dica é aproveitar o estoque do seu fornecedor, assim como você ele também tem produtos que estão parados, então essa é uma forma de negociar o produto com um preço melhor e repassar para seu cliente com o desconto obtido, assim o seu fornecedor consegue vender o produto e sua empresa também repassa para seu cliente.

Esse é o momento de vender aqueles produtos que tem baixo giro, experimente colocar em promoção aqueles produtos que são pouco procurados e que já estão fazendo aniversário dentro de seu estoque.

Tenha um sistema de qualidade

Esse é um ponto muito importante dentro da sua empresa, principalmente um sistema que consiga verificar o que tem de estoque e o que está faltando.

Não deixe para última hora, comece a utilizar o FreeNFe que te ajuda na emissão da nota fiscal e também acompanha seu estoque para que sua empresa sempre tenha um bom estoque para possíveis ofertas.

Além disso, o nosso suporte está ao seu dispor para te ajudar em todo o processo de emissão de documentos fiscais. 

Ainda não conhece o FreeNFe? Clique no link abaixo e comece agora sua emissão!

Acessar FreeNFe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.