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Delivery para pequenos negócios está sendo muito procurado ultimamente porque devido ao tempos atuais que ”estamos todos” em quarentena, umas das distrações que pode estar ajudando no bem estar emocional é comer algo diferente, por isso muitas empresas foram obrigadas a pensarem de um certo modo na saúde emocional de seu cliente e de sua empresa, além da praticidade é claro para as pessoas não precisarem se arriscar e sair de dentro de sua própria casa. Pensando dessa forma o delivery ganhou força no Brasil.

Os estabelecimentos que desejam apostar nessa modalidade de atendimento precisam estar sempre atentos a algumas diretrizes, bem como seguir um plano de negócios para saber como abordar o público e proporcionar um serviço de qualidade aos clientes.

Antes de tudo é preciso entender o que é um serviço de delivery, a praticidade, rapidez e segurança são algumas das palavras que definem o serviço. Depois entender que os clientes desejam um serviço que facilite sua rotina então é preciso descomplicá-lo ao máximo.

De forma simples o delivery consiste no serviço de entrega de produtos comprados através de apps ou de e-commerces, ou mesmo lojas físicas para ir direto na casa do cliente.
Além dos aplicativos o delivery também abrange os pedidos feitos através de sites,
whatsapp e de telefone.

Entender os números e o crescimento desse tipo de serviço é essencial para que você como gestor da área ou empreendedor interessado entenda como montar um delivery de sucesso para pequenos negócios.

Para aprender como montar um delivery para pequenos negócios o primeiro passo é entender que esse serviço vai muito além de contar com um motoboy à sua disposição.

Planejamento

Seja um delivery pequeno ou mesmo robusto é preciso que antes de tudo você coloque no papel todo planejamento desse serviço. Precisa expandir sua visão de mercado antes mesmo de aprender como montar um delivery.

Por isso, aliar-se aos aplicativos mais populares de entrega é uma boa saída para potencializar o alcance do seu serviço logo de cara.
Alguns negócios apostam em aplicativos próprios, o que também tem suas vantagens.

 Usar a tecnologia permite integrar e gerenciar cada etapa do processo de delivery, permitindo um contato mais dinâmico, próximo e eficiente com cada cliente e cada pedido.

Além disso, facilita toda parte financeira pois centraliza as formas de pagamento e cupons fiscais, automatizando etapas como o envio de notas à contabilidade.
Ou seja, um verdadeiro ganho em eficiência.

Toda parte técnica fica à cargo da plataforma tecnológica enquanto você, seu time e o cliente apenas seguem os procedimentos internos para viabilizar a melhor entrega possível.

A princípio você precisa analisar os fatores que impulsionam essa mudança no seu negócio. Embora seja uma estratégia de marketing interessante, não quer dizer que todos terão o mesmo êxito. O delivery para pequenos negócios se torna muito viável no momento em que você precisa diversificar o negócio e ampliar as formas de venda.

Segurança e confiança

Mais um fator preponderante no delivery, principalmente se os pedidos forem realizados por meio de uma plataforma online, é o desenvolvimento do aplicativo. Você deve se preocupar com o layout do app e garantir que ele conta com o suporte necessário para oferecer a segurança que o cliente deseja e para passar os dados de cobrança.

Aceite os feedbacks de seus clientes

Pois é deles que sai a sua renda, e através desse feedback que você poderá estar melhorando sua empresa e fazendo uso para crescimento e evolução.

Umas das maiores redes de delivery é o Ifood, quando se fala em delivery é o primeiro pensamento que vem, essa marca soube investir em seu marketing digital.

Vantagens

Embora o delivery traga ótimas vantagens, você precisa ter atenção a alguns detalhes imprescindíveis para não correr o risco de perder a clientela e se ver em apuros para ajustar as contas da empresa.  

Na prática, o delivery apresenta vários desafios, no entanto o que se destaca de verdade são as vantagens de montar um negócio do tipo ou agregar o serviço ao seu restaurante. 

Além de explorar um segmento que segue em crescimento, montar um delivery pode trazer vários benefícios ao seu negócio.

Ou seja, não saber como montar um delivery pode ser um verdadeiro tiro no pé para seu negócio. O delivery configura quase uma necessidade nos dias de hoje. O grande desafio para o gestor é tornar esse serviço um diferencial. Possuir um delivery automaticamente expande o potencial de atendimento do seu negócio. 

Se antes apenas atendimento presencial ou via chamada telefônica eram seus canais, com o delivery estruturado (e a presença em aplicativos terceiros ou mesmo próprios) é possível atingir muito mais pessoas. 

Apesar de todos os desafios qualquer gestor empenhado vai ter facilidade para gerenciar o seu delivery. Isso é possível graças às inovações acessíveis e tecnológicas que existem no mercado. 

Assim, seu negócio moderniza as operações internas enquanto eleva o nível de atendimento, através de entregas rápidas e personalizadas.
A maior vantagens é a comodidade para os clientes

E a  facilidade de realizar pedidos online garante a comodidade para os clientes já que não precisam se locomover e esperar para ser atendido ou enfrentar filas. 

Através do Delivery seu cliente pode receber seus produtos no conforto de casa no trabalho ou aonde quer que esteja.

Para se ter sucesso no delivery 

Para obter sucesso você precisa ter um aliado muito importante ao seu lado: A organização!

Então para manter um delivery é preciso ter muito foco, planejar o que fazer, como agir e conseguir resolver as tarefas de maneira ágil e simples.

Planeje a sua semana, ponha no papel os pontos mais importantes para serem feitos e os faça. É preciso tomar decisões antes de implementar alguma coisa.

Para ter um delivery de sucesso é preciso prezar pelo atendimento ao cliente e qualidade do serviço do seu delivery, até por essa ser uma das modalidades que mais cresce em nosso país.

Saiba quem é o seu cliente e o atenda bem, esse é um dos principais passos para ter uma boa reputação na sua empresa. Invista em um aplicativo de qualidade.

Terceirização ( Vantagens e desvantagens) 

É preciso também pensar no processo logístico da entrega para o cliente, que certamente quer receber o seu pedido com o máximo de agilidade possível. Para isso você pode ter uma equipe interna ou contratar uma empresa especializada ou terceirizada.

Usando o  modelo de terceirização de frota acaba se tornando vantajoso para quem tem o foco de gastar menos. Afinal você não terá gastos com contratação de funcionários e encargos trabalhistas, nem com a manutenção de equipamentos.
Tudo fica a cargo do aplicativo de delivery ou empresa de motoboy que você contratou.

Dessa forma o foco do estabelecimento é unicamente, preparar a encomenda e entregar para o parceiro realizar o serviço.

Uma das principais vantagens é a padronização no atendimento,  possuir a própria frota de entregadores para restaurantes e farmácias, é conseguir padronizar a excelência no serviço.

Afinal com funcionários do estabelecimento, é possível treinar, capacitar e criar normas de atendimento, vestimenta e higiene para os entregadores.

Mais do que uma questão estética, padronizar vestimentas possibilita personalizar os equipamentos com a marca do estabelecimento, gerando visibilidade para o negócio.

Padronização no atendimento 

Quanto mais a empresa tiver seus processos definidos e padronizados, mais organizada ela será. E o atendimento ao cliente faz parte desse processo e pode sim haver uma padronização nesse atendimento. Treinando sua equipe, para que ele não seja tão invasivo na intimidade de seu cliente, caso você opte por ter um atendimento mais casual, mas também não fique muito frio e muito distante de seu cliente, dentro de uma linha mais formal. 

Então definindo as diretrizes de seu atendimento e passando para seu colaborador, ele com certeza será mais produtivo. Lembrando que seu atendimento ao cliente se inicia com uma apresentação pessoal de seu colaborador, até o pós venda.

Mas lidar com cliente não é tão fácil assim, mas não precisa ser assim, há várias formas de você se tornar uma empresa que atende seus clientes de uma forma muito mais positiva.

Uma das dicas é ser menos robótico no atendimento, evitar ser sempre a mesma coisa, muitas das vezes deixa o cliente estressado. A ideia e o conceito seria humanizar o atendimento. 

Mas principalmente você acreditar no que vende, que seu produto fará a diferença e agregue valor. 

Marketing Digital

Do que adianta todo esse processo e investimento, se o seu público não te conhece?

Precisa contratar uma empresa para fazer seu marketing, sua logomarca, frase de impacto, sua propaganda.

Entender os números e o crescimento desse tipo de serviço é essencial para que você como gestor da área ou empreendedor interessado, entenda como montar um delivery de sucesso. No negócio, o grande desafio para o gestor é tornar esse serviço um diferencial.  Ou seja, não saber como montar um delivery pode ser um verdadeiro tiro no pé para seu negócio.

Naturalmente esse movimento de expansão e acessibilidade da sua marca gera maior engajamento, que ocasiona em mais pedidos e um maior fluxo de caixa.

Além disso, há a possibilidade de trabalhar de forma mais dinâmica promoções específicas. 

Exemplos não faltam, como dias da semana com produtos em dobro, redução ou isenção da taxa de entrega, promoções etc.

Dependendo do seu tipo de negócio é preciso estar em dia com o fisco e ter suas emissões todas corretas, o FreeNFe te ajuda na emissão e facilita o caminho de suas notas para a contabilidade.

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