como criar um nome de empresa
0 Comments 3 anos 962 words

Encontrar o nome certo para sua empresa pode ter um impacto significativo em seu sucesso. Você certamente deseja encontrar um nome que chame a atenção do público e mostre sua proposta de valor. Mas como criar um nome de empresa de sucesso?

Esse certamente é um momento desafiador para os empresários. Escolha o nome errado e os clientes não terão ideia do que sua empresa representa ou o que ela faz. Escolha o nome certo e os clientes se identificarão imediatamente com sua proposta de valor – criando um caminho de sucesso em longo prazo.

Para ajudá-lo a superar esse desafio, vamos entender como criar um nome de empresa de sucesso. Confira!

Como criar um nome de empresa de sucesso?

1. Use um nome que transmita algum significado

A primeira dica de como criar um nome de empresa de sucesso é buscar algum significado claro para o público. Quer um ótimo exemplo disso? “Telecine” – que une as palavras “televisão” e “cinema”, transmitindo exatamente a sua proposta.

2. Evite nomes difíceis de soletrar

Você não quer que clientes em potencial fiquem confusos sobre como encontrar sua empresa online, não é? Por isso, busque por um nome simples e intuitivo – que não precise que você corrija continuamente a versão incorreta do seu nome.

3. Não escolha um nome que possa ser limitador à medida que sua empresa cresce

Escolher um nome muito restrito pode causar problemas no futuro. Imagine um restaurante que inicia suas atividades com o nome “Rei do Omelete”. Se no futuro ele resolver mudar seu cardápio ou a abordagem da empresa, será muito difícil desfazer o laço com o prato “omelete”, não é? O ideal é não limitar seu negócio a um produto específico ou a um local específico.

4. Use técnicas de brainstorming

Existem várias técnicas que você pode utilizar para chegar a ideias criativas de nomes:

  • Use siglas
  • Crie combinações entre palavras
  • Inspire-se na mitologia e na literatura
  • Use palavras estrangeiras
  • Use seu próprio nome
  • Inspire-se em outras empresas
  • Aproveite os apelidos
  • Use um símbolo
  • Olhe para o seu produto de outro ângulo
  • Explore abreviações
  • Ajuste a ortografia
  • Conte sua história
  • Fale sobre o que você acredita
  • Escolha uma palavra do dicionário

Com base nessas técnicas, você pode facilmente criar uma lista de nomes potenciais para trabalhar.

5. Avalie se o nome é atraente

Obviamente, você não quer um nome chato para sua empresa, mas também não quer escolher algo que está muito “fora da caixa”. Você deseja que seus funcionários possam dizer onde trabalham sem hesitação e deseja que seu nome repercuta junto ao seu público-alvo.

6. Obtenha feedbacks sobre o nome

Crie 5 ou 10 nomes e, em seguida, busque a opinião de seus amigos, familiares e colegas de confiança. Além disso, também pode ser uma boa ideia buscar um feedback do seu público-alvo. Certamente a opinião de outras pessoas pode levá-lo a conclusões valiosas.

7. Certifique-se de que o nome soa bem quando dito em voz alta

Às vezes, os nomes parecem bons no papel, mas soam horríveis quando ditos em voz alta. E se for dito em voz alta, certifique-se de que as pessoas não fiquem confusas sobre como é escrito.

8. Garanta sua satisfação pessoal

Você, como proprietário da empresa, terá que conviver com o nome por um longo tempo, portanto, certifique-se de estar satisfeito e acredite que ele irá agradar aos seus clientes. Aproveite o tempo para acertar desde o início.

9. Faça uma pesquisa completa na internet

Depois de determinar um nome de que você gosta, faça uma pesquisa na web sobre o nome. Talvez você descubra que outra pessoa já está usando esse nome comercial. Embora isso não seja um obstáculo total, vale a pena fazer uma análise sobre o uso deste nome ou não.

10. Avalie o site da empresa

Estamos falando sobre como criar um nome de empresa, mas neste momento você também já pode começar a pensar no site do seu negócio. Afinal, o endereço do seu site provavelmente será algo como www.nomedaempresa.com.br.

Neste momento, você pode dar preferência para nomes que possam ser registrados em um domínio “.com” ou “.com.br”, em vez de alternativas como .net, .org, .biz ou outras extensões de domínio possíveis.

Além disso, você pode expandir essa busca para as mídias sociais – como Facebook, Twitter e Instagram. Se já existem perfis registrados com o nome que você deseja registrar, talvez seja uma boa ideia encontrar outra opção.

11. Faça uma pesquisa de marca registrada

Outro cuidado importante de tomar ao criar o nome da sua empresa é seu registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – que regula o registro de marcas e patentes. Afinal, você deseja escolher um nome de marca que ainda não está registrado para evitar complicações legais.

12. Pense no logotipo

O logotipo sempre vem em segundo lugar – depois de selecionar o nome – mas é uma boa ideia manter os designs em mente ao buscar pelo nome da sua empresa. Seu nome de marca e logotipo se tornarão sinônimos e não podem ser vistos como componentes independentes.

Você usará uma fonte para criar um logotipo textual como Coca-Cola ou Facebook, ou escolherá um logotipo abstrato como a Apple ou Spotify? Essas decisões podem não impactar diretamente o logotipo, mas podem ser um fator decisivo ao escolher entre duas ou mais opções.

Você gostou das dicas de como criar um nome de empresa de sucesso? Quer conferir outros conteúdos sobre empreendedorismo e gestão de negócios?
Então continue acompanhando o blog da FreeNFe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.