black-friday
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Olá, como vai? Meu nome é Paulo Assis, sou gerente de operações aqui na Treeunfe Tecnologia (detentora do FreeNFe). Decidi escrever este conteúdo para tentar de alguma maneira ajudar você a se preparar para uma das datas mais esperadas desse ano: O dia 27 de Novembro de 2020, na qual acontece a BLACK FRIDAY.
Que segundo o GOOGLE, será histórica.

Mas porque se preparar para a Black Friday?

Porque estando preparado você irá potencializar ainda mais as suas vendas, aumentar o volume de faturamento, aumentar a sua carteira de clientes, fidelizar mais, etc.

Um bom planejamento vai te apontar os melhores caminhos, como por exemplo:
Qual produto, ou serviço eu preciso ter a maior disponibilidade?

Vamos supor que sua empresa vende sapatos masculinos. Neste cenário, precisamos então fazer um levantamento para saber quais são os modelos que mais vendem. Com estas informações em mãos, você poderá decidir de forma mais clara.

Este item, eu preciso aumentar o meu estoque, por exemplo, uma vez que ele é o carro chefe das vendas.

Ou, em minhas ofertas, eu vou mostrar mais este item do que outros

Vou dar 60% de desconto neste item, condicionando a venda de outros itens por exemplo, para fazer o famoso cross selling (venda cruzada). Desta forma, eu consigo também aumentar a venda de um outro item que tem menos procura.

A realidade é que existe uma série de fatores positivos para que seja feito o planejamento antecipado.

Alguns benefícios do planejamento e preparação

  • Potencial aumento das vendas nos itens que desejo
    • Você planeja em quais produtos imprimir mais esforço, é o piloto deste barco e vai decidir a sua direção.
  • Aumento da carteira de clientes
    • Apesar da Black Friday ser apenas um dia, você vai aumentar bastante a sua base, assim poderá trabalhar ela mais tarde.
  • Maior volume de faturamento
    • Apesar do alto faturamento, isso não necessariamente vai aumentar também os lucros, mas você terá mais gente conhecendo sua empresa, e como disse no item anterior, uma base aumentada, para trabalhos futuros.
  • Ganho de tempo
    • Se você planejar tudo antes, quando for a data, não terá preocupações, é só vender. Enquanto a concorrência está despreparada, você já assumiu o controle de tudo.

Porque participar da Black Friday?

Porque na prática, esta data é tida como a maior em termos de ofertas no Brasil

Desde o seu lançamento no Brasil, em 2011, a Black Friday quebra seu próprio recorde a cada ano, e acreditamos que este ano não será diferente.

No Brasil, este movimento apareceu exclusivamente no ambiente online, diferente dos EUA. Mas com o passar do tempo, se estendeu também para o ambiente físico, atingindo o varejo, tanto grandes empresas quanto às pequenas, aumentando ainda mais a competitividade.

Então participar ativamente da Black Friday, é algo quase que imprescindível para as empresas continuarem competindo. Atente-se para o seguinte: Muitas pessoas, mas muitas mesmo, estão esperando esta data para trocarem seus itens, sejam cama, mesa, banho, eletrodomésticos, eletrônicos, calçados e mais uma infinidade de coisas.

É claro que sua empresa pode e deve se beneficiar desta data.

Para quem já está no ambiente digital (internet), o mercado está dizendo que:

O Faturamento de lojas online no Brasil cresce 47% no 1º semestre de 2020, maior alta em 20 anos

E-commerce recebeu 90,8 milhões de pedidos no 1º semestre do ano, alta de 39% em comparação com o período anterior, de acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen.

Como participar da Black Friday?

Para participar, é muito fácil, basta você decidir e pronto.

Mas não basta apenas falar com seus funcionários que a empresa vai participar, pois o maior interessado nisso, é o seu cliente, e ele precisa ficar sabendo, afinal de contas, queremos vender, não é mesmo?

Portanto, é necessário comunicação, seja via site, panfletos, cartazes, mensagem no whatsapp, email, etc. 

Outra coisa muito importante, é a preparação do time de vendas, eles precisam estarem aptos para este dia, pois a demanda será grande, a movimentação será intensa.

Não é porque tem muita gente querendo comprar, que o atendimento excelente precisa ficar de lado, na verdade, é o contrário, são mais pessoas para falar bem da sua empresa, ou falar mal. Por isso, cuidado.

02 coisas para não fazer na Black Friday

  • Prometer e não cumprir
    • Umas das maiores reclamações de clientes, é a insatisfação com a entrega do produto que foi comprado. Ele esperou muito para este dia chegar, está ansioso. Portanto não prometa o que não pode cumprir, seja prazo de entrega, seja o produto, por falta.
      Por isso o planejamento é primordial.
  • Participar sem participar
    • Não tente enganar o cliente, não diga que estão fazendo 50% de desconto, quando na verdade está adicionando 10. Cada vez mais, as pessoas estão se habituando a pesquisar. Se perceberem que sua participação não é real, você além de perder tempo, vai perder clientes também.

Bom, é claro que existem muito mais ações que podem e devem ser estudadas para execução, ou não, mas o meu intuito aqui, é ajudar com algumas ações para despertar sua mente, até porque existem uma infinidade de estratégias, cada negócio é um negócio e precisa adaptar os seus movimentos.

Espero de alguma maneira ter ajudado você.

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Um abraço!

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