0 Comments 3 anos 1.346 word

Você tem um pequeno negócio, mas ainda não usa as redes sociais para promover a sua empresa?

Comercializar produtos através da internet, divulgar produtos e serviços, estar em contato direto com seu público, clientes e fornecedores.

Todas essas ações são possíveis graças as redes sociais, e são estratégias fundamentais para qualquer empreendimento.

O SEBRAE realizou recentemente seu 10 levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”. A pesquisa aponta que 69% dos microempreendedores individuais, MEI, vendem produtos e serviços através de suas redes sociais.

Até setores que antes resistiam, como o setor jurídico, já está se adaptando para o digital, a OAB criou recentemente o provimento 205/2021 que regulamenta a publicidade na advocacia, este advogado de Vinhedo, por exemplo, conta que já está no digital desde 2019.

A décima primeira edição da mesma pesquisa realizada pelo SEBRAE aponta que no estado da Paraíba, 81% dos pequenos negócios vendem produtos e serviços através das redes sociais aplicativos ou da internet.

Outro estudo recente, o Relatório Digital 2020 da We Are Social e da Hootsuite, aponta que existem 140 milhões de usuários de mídias sociais ativos no Brasil. E que 70% dos usuários de internet brasileiros comprou online no ano de 2020, e 90% visitou uma loja online.

Mas, como utilizar as redes sociais para incrementar as vendas e promover seu pequeno negócio? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, idependente na área de atuação, continue lendo e confira.

1. Apresente informações completas e invista em imagens

Sua página ou perfil nas redes sociais deve ser construída de forma que seu público-alvo encontre seu pequeno negócio sem dificuldade. Portanto, é fundamental incluir informações completas como:

  • O nome do seu pequeno negócio;
  • Endereço e telefone para contato;
  • Abrangência da área de atendimento;
  • Se realiza entregas por delivery;
  • Endereço do site da sua empresa.

Além disso, sempre que for criar uma publicação dedique algum tempo encontrado uma imagem atrativa para seu público, e adequada ao conteúdo que você pretende compartilhar. Pois, quando o assunto é redes sociais, as imagens tem muito valor.

É importante que o seu feed seja harmônico e que as imagens escolhidas sejam expressivas para o seu público-alvo.

Para incrementar ainda mais suas postagens, vale a pena também investir em aplicativos para melhorar imagens e aprender como usá-los no dia a dia.

2. Para seu pequeno negócio fazer sucesso nas redes sociais seja ativo

Criar uma página ou perfil nas redes sociais para o seu pequeno negócio e esquecer dele depois não funciona. Lembre-se que a maioria dos usuários visitam as redes sociais todos os dias.

Então, além de estar presente nas redes sociais, você precisa manter sua página e perfil ativos. No entanto, isso não significa que você tem que ficar online 24 horas por dia.

Para resolver esse problema a melhor estratégia é programar suas publicações, assim você ou foi que pelo responsável não precisam não ficar online o tempo todo.

Não se esqueça também de responder os comentários das suas postagens, e manter um bom monitoramento dos resultados obtidos. Por exemplo: número de clicks por postagens, curtidas, número de comentários, alcance das publicações e assim por diante.

Dessa forma, é possível mensurar a eficácia das suas estratégias atuais e montar estratégias mais eficientes para publicações futuras.

3. Conteúdo relevante é fundamental

Publicar periodicamente e estar ativo nas suas redes sociais não trará resultados significativos se o seu conteúdo não foi relevante para o usuário. Portanto, conheça bem o seu público alvo e crie conteúdo de valor para esse público.

  • Para isso existem algumas estratégias que você pode adotar:
  • Considere os interesses e as opiniões do seu público alvo;
  • Compartilhe informações úteis e relevantes;
  • Sempre respondo aos comentários e as dúvidas dos seus seguidores;
  • Pesquise sempre, e traga novidades e informações confiáveis nas suas publicações.

Conteúdos relevantes tem um alcance maior, geram mais engajamento e despertam maior interesse do seu público interagir com a sua página. E essa é a porta de entrada para seu pequeno negócio conquistar mais clientes.

4. Defina o público-alvo do seu pequeno negócio e use os recursos online de forma estratégica

As redes sociais permitem segmentar publicações por fatores como faixa etária, gênero, renda, interesses e assim por diante. Mas, para usar esses recursos de forma eficaz é preciso definir o público-alvo do seu pequeno negócio com antecedência.

Dessa forma, é possível ter um perfil detalhado desse público, e conhecer as principais características das pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Com isso, sua página pode criar publicações configurados para serem exibidas para as pessoas certas.

Uma boa escolha para conhecer seu público é realizado uma pesquisa prévia buscar entender por que seus clientes precisam querem o seu produto ou serviço.

Para isso, há diversas estratégias. Desde conversar com sua clientela no Boca a Boca do dia a dia, até contratar os serviços de uma empresa especializada em pesquisa de mercado.

A falta de conhecimento sobre o perfil do público-alvo é um dos principais obstáculos que os empreendedores enfrentam com suas páginas e perfis nas redes sociais.

Afinal, muitas vezes o conteúdo é bem planejado, bem pesquisado, um conteúdo relevante que informa e atrai o público. Porém, os usuários que teriam interesse em vê-lo não recebem as postagens ou anúncios.

5. Preço e quantidade de publicações não são o segredo

Sim, você deve ser ativo nas redes sociais, mas não ao ponto de ser cansativo para seus seguidores. Em média, três ou quatro publicações semanais é o suficiente para marcar presença e ser lembrado pelo seu público.

Então, invista em publicações de qualidade e bem programadas conforme o perfil do seu público-alvo, não adianta ter uma consta no instagram, por exemplo e não tratar ela com profissionalismo, se não for para criar uma conta e deixar de todo jeito, é melhor desativar a conta do instagram.

Outro ponto a ser comentado é aquela velha estratégia de direcionar o usuário para o chat privado da página, quando ele pergunta o preço do produto em uma publicação.

A verdade é que a maioria dos usuários não gosta dessa prática e muitos até desistem da compra depois dessa resposta.

Mas, isso não é motivo para preocupação. Afinal, valor é diferente de preço, e para um produto de qualidade o preço é apenas uma das suas características. Portanto, se o consumidor perguntar seus preços, não tenha medo de falar.

Concluindo

Ter presença e publicações relevantes nas redes sociais é tão importante para um pequeno negócio quanto qualquer empresa. Então, não se intimide diante das grandes marcas, pois as redes sociais também são para você microempreendedor ou pequeno empresário.

Pelo contrário, porque não se inspirar em algumas estratégias adotadas por marcas bem-sucedidas e de grande porte?

Por exemplo: uma estratégia cada vez mais comum entre grandes empresas é investir em parcerias com influenciadores digitais para divulgação, e essa é uma ótima maneira de divulgar um negócio.

E muitos pequenos negócios vão pelo mesmo caminho, já que essa é uma tática eficaz, que gera resultados. Curtiu as dicas? Compartilhe sua opinião e deixe o seu comentário! Compartilhe o texto em suas redes sociais, além disso, poste nos grupos do whatsapp

Conheça também o FreeNFe, emissor de notas fiscais gratuito para pequenas empresas, clique no link abaixo e confira!

Conhecer FreeNFe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.