0 Comments 3 anos 765 words

Os empreendedores precisam tomar cuidados com todas as entradas e saídas da sua empresa, e uma das preocupações é saber se uma nota fiscal é verdadeira.

Além de todas as precauções que o empreendedor brasileiro deve tomar, seja no pagamento dos tributos ou com funcionários, ele ainda precisa se atentar aos problemas com as notas fiscais falsas, isso é um problema que afeta muitas empresas brasileiras.

Por isso, nas linhas abaixo eu vou te mostrar como você pode identificar uma nota fiscal falsa e também o que fazer neste caso.

O que são notas fiscais falsas?

Todas as operações, seja ela de compra ou venda de mercadoria que sua empresa faz ou recebe, ela é acobertada por uma nota fiscal, que hoje em dia é da forma eletrônica, a famosa NFe

Dessa forma, tudo que entra e sai da empresa é registrado, os produtos novos que entraram no estoque do fornecedor e também a venda feira para o consumidor final, ou alguma outra empresa.

Quando se faz uma compra de alguma mercadoria de fornecedor, é preciso que o mesmo gere uma nota fiscal para sua empresa dar entrada no estoque e contabilizar a mercadoria, e é nesse momento que as fraudes podem acontecer. Essas empresas podem registrar uma operação que nunca aconteceu ou que não está de acordo com a negociação realizada por valores incorretos.

Podem ocorrer de ser emitidas por um CNPJ falso que não tenha uma inscrição estadual válida no órgão competente, ou que não tenha uma movimentação real.

Acontece que na prática essas notas falsas são geralmente emitidas para recompor o estoque ou ainda acobertar uma mercadoria que foi comercializada sem emissão.

Outro caso mais comum é a empresa não validar a nota fiscal, ou seja encaminhar um documento que seja falso, ou emitido em ambiente de teste.

Como saber se é uma nota fiscal verdadeira?

Esse conhecimento pode ser feito dentro de um sistema de emissão de nota fiscal mesmo, dessa forma o gestor consegue verificar se a nota emitida contra sua empresa está correta ou não.

No caso do FreeNFe, quando é emitida uma nota fiscal contra seu CNPJ, após 1 hora você consegue fazer o gerenciamento dessa nota fiscal, seja ele dar ciência da operação, reconhecimento da operação, desconhecimento da operação e operação não realizada.

Com esse processo, sua empresa fica mais protegida por ter o controle de todas as notas fiscais que entram na sua empresa.

Caso alguma nota desconhecida entra na sua empresa, pode utilizar o evento de desconhecimento da operação, pois assim a empresa sinaliza para o fisco que algo não está de acordo e precisa ser verificado, da mesma forma eximindo a sua responsabilidade em relação a transação da NFe.

Para saber se a sua nota é verdadeira, você pode utilizar uma das principais armas do governo na verificação, o Portal da NFe, lá você pode verificar se realmente foi feita a compra daquele produto na sua empresa e até mesmo saber se está tudo de acordo na nota fiscal.

Quais são as penalidades de falsificar uma nota fiscal?

Além de uma investigação criminal, a empresa ainda pode tem mais complicações como : 

Baixa ou inaptidão do CNPJ de ofício pela Receita Federal

Cancelamento da inscrição estadual

Multas de até 150% sobre o valor do tributo

Impossibilidade de participar das licitações

São apenas alguns exemplos das sanções aplicáveis a empresas envolvidas em esquemas de emissão de notas falsas e também para aqueles que não tomam o devido cuidado no controle de seus documentos fiscais.

Por isso, muito cuidado com os seus documentos fiscais, procure sempre saber se a sua nota fiscal é verdadeira para não ter problemas com o fisco e também não sofrer nenhum problema com as mercadorias que entram em sua empresa.

O importante é ter um sistema para conseguir verificar tudo que entra e sai de notas fiscais da sua empresa, assim seu negócio evitar algum constrangimento fiscal que seja causado por terceiros.

O FreeNFe oferece um controle de todas as notas fiscais que foram emitidas contra seu CNPJ e também que saíram de sua empresa, e além disso você ainda consegue enviar suas notas fiscais no final do mês para seu contador avaliar e verificar se está tudo de acordo com o fisco.

Não perca tempo, clique no link abaixo para acessar e usar o FreeNFe!

Acessar agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.