Social Media
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Antes de qualquer coisa, você sabe o que é Social Media?

De alguns anos para cá essa expressão vem ficando cada vez mais forte entre as pessoas, lembrando também que a era da tecnologia terminou de dar o impulso considerável que a Social Media tanto precisava.

Social Media nada mais é do que criar estratégias e conteúdos para redes sociais. Esses conteúdos são variados e dependem fortemente do nicho de cada empresa ou pessoa. Nos últimos anos as redes sociais tem se tornado um grande carro chefe de empresas ao redor do mundo, divulgando negócios, produtos, soluções e sendo um grande meio de comunicação para os clientes.

Está certo que no início o conceito de rede social era gerar conexão entre pessoas, claro que isso não mudou, porém a forma de gerar conexão foi aprimorada ao passar dos anos. Antes a preocupação era gerar conexão para termos amigos e pessoas com interesses em comum. Hoje, a ideia é criar conexão para prospectar leads e conquistar clientes.

A Social Media ficou tão habituada em nosso dia a dia, que muitas empresas optaram por realizar o atendimento de seus clientes através das redes sociais. Se tornou uma praticidade tão comum no dia a dia que muitas pessoas optam por enviar uma mensagem na rede social da empresa do que ligar no telefone fixo, o que era comum antigamente.

Então, acredito que até aqui você pode perceber o impacto que isso causou em nossos dias atuais. Porque quanto mais o tempo passa, mais relevância as redes sociais vem ganhando e maior é o espaço que vem conquistando no mercado.

Mas no fim das contas, acredito que você não chegou até aqui por acaso, estou certo?

Ao decorrer deste conteúdo iremos abordar o tema Social Media. Explicar mais sobre a sua relevância e como é possível utilizá-la como uma ponte, alavancar seu negócio, gerar conexão e ganhar o seu espaço no mercado.

Pontos fortes

Entenda que, o conceito de criar um perfil nas redes sociais é trabalhar em como os seus clientes te veem, incluindo principalmente pessoas de fora que ainda não te conhecem.

Partindo deste ponto, sua rede social será o rosto da sua marca. E quanto mais atividade e comunicação tiver nesta rede social, mais humanizado será a forma de você chegar até o cliente para oferecer uma solução. Interessante, não é mesmo?

Sabemos que uma das principais questões no momento de comprar um produto é causada pela dúvida. Exatamente, a venda pode ser adiada pelo cliente simplesmente pelo fato de que não houve um esclarecimento completo sobre determinado produto. Tendo isso em vista, a rede social pode se tornar um ótimo meio de vendas para sua empresa.

Na maioria das vezes algum colaborador(a) da empresa é responsável por assumir frente das redes sociais, conversando com os clientes em forma de vídeo, contando novidades, promoções que estão por vir, recomendando produtos, etc.

Esta ação pode parecer simples, porém é através deste gesto que um senso de confiança é depositado e você passa a ser parte do dia a dia daquele cliente. Pois ele sabe, que determinado dia ou determinado horário, se ele acessar sua rede social terá novos conteúdos e novas novidades.

Essa forma de manter contato com os clientes é excepcional, independente do nicho que sua empresa seja. É uma forma eficiente de manter seus clientes perto de você, e estando perto de você tudo fica mais fácil.

Não é novidade para todos que nos dias atuais poucas pessoas têm o velho costume de ir até uma loja para avaliar o preço de algum produto. Agora pense comigo, e se ao invés de ir até uma loja física, seu cliente pegar o celular e te ver postando um vídeo, contando detalhes sobre um determinado produto. Produto este que está em queima de estoque e irá servir de grande ajuda no dia a dia. Tenho certeza que será mais interessante.

Por onde devo começar?

Vamos partir do ponto que o ideal seria você procurar alguém que trabalhe especificamente com Social Media. Buscando alguém já experiente na área, a probabilidade sua de ter um crescimento acelerado se torna muito maior.

Algumas ações que um(a) Social Media irá fazer para você:

  • Entende a necessidade e procura as redes sociais ideais para seu nicho;
  • Suas postagens serão planejadas e publicadas através de um calendário editorial;
  • Todas as interações de clientes com o seu perfil serão acompanhadas e respondidas;
  • Se manterá acompanhando as hashtags e ficando por dentro de assuntos do momento;
  • Reunirá informações e métricas para lhe apresentar sobre o crescimento de seu público.

Mas claro… Sabemos que não é tão simples assim. Se sua empresa ainda não possui um caixa considerável para contratar um especialista nesta área, continue acompanhando. Você mesmo pode tomar frente neste sentido e vou te mostrar como.

Eu mesmo consigo fazer?

A resposta é sim. Você pode começar a vender através de Social Media. Primeiramente foque em entender o seu público, como por exemplo, qual a faixa etária de seus clientes? Perfeito. E com base nessa faixa etária, você deduz que eles utilizam com mais frequência qual rede social? Ótimo, então comece focando nesta rede social.

A ideia principal no início é entender 100% do seu persona, o que seus clientes gostam, quais são seus interesses, etc. Tendo isso em mãos você já sabe onde e como atacar, a estratégia está praticamente pronta.

Comece por algumas publicações, posts, coisas simples e objetivas de serem feitas. Um exemplo seria o caso de uma autopeças, uma foto bem tirada anunciando a promoção de alguma peça ou componente específico com certeza é de instigar qualquer motorista.

Conclusão

Mesmo tendo a disposição para assumir frente de uma Social Media para sua empresa, é importante ter em mente que é um grande mercado. Sendo assim, faça até onde sua capacidade alcança, após isso lembre-se que é essencial ter um profissional na área para lhe instruir. Assim que seu caixa melhorar e suas vendas alavancar, busque ter dentro da sua empresa um(a) agente responsável para fazer isso por você.

O mercado de Social Media é abrangente, e as tendências são a favor de aumentar cada vez mais. Os dias vão passando e a tecnologia vai tomando conta de muitas tarefas em nosso dia a dia. Houve um tempo em que Rede social para empresas era apenas uma opção descartável. Hoje sinto dizer, mas é obrigatório.

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