carnaval
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É muito bem provável que você já tenha ouvido, ou até mesmo dito aquela famosa frase: O ano só começa depois do carnaval, não é mesmo? Bom, pelo menos aqui no Brasil…

O fato é que o tempo está passando, e continua passando a cada segundo, sem cessar.
É incrível, mas tenho a sensação de que hoje em dia, o tempo passa mais rápido, será mesmo? Eu me lembro que quando tinha uns 7 ou 8 anos, 1 ano de aula, demorava um tempão para passar, e quando chegava as férias, elas duravam muuuuito tempo. Era o máximo.

Hoje, não sei se sou somente eu, mas tenho a impressão de que passa tão rápido, mais rápido do que antes. Acontece que os segundos são os mesmos, os minutos, as horas e assim sucessivamente. 

Portanto, esqueça essa conversa de que o ano só começa depois do carnaval, ele começa no dia 1 de janeiro e ponto. Se deixarmos para dar sequência somente depois de março: “Foi embora o boi com a corda”, expressão que costumo usar quando perdemos algo. 🙂

Então, a dica é: não deixe para ganhar depois do carnaval os clientes e o dinheiro que você pode ganhar antes dele.

É de costume que as épocas de festas atraiam mais pessoas para dentro das lojas, e o período carnavalesco não é diferente. Sendo assim, é extremamente recomendado que você utilize este período, explore as oportunidades para aumentar suas vendas.

Mas como usar esta data para aumentar as vendas?

É muito fácil? Não.

Fácil é você entrar nos esquemas de pirâmides e perder uma grana rapidão, isso sim é fácil. 🙂

Mas vamos deixar as pirâmides de lado e falar sobre o que realmente importa.

É preciso planejar

Períodos de feriados costumam fazer com que as pessoas queiram sair mais, comprar mais, ou pelo menos dar aquela olhadinha básica do brasileiro, certo?

Desta forma, podemos então supor que vai ter mais gente entrando nas lojas, sejam elas físicas ou sejam elas digitais.

Aí é matemática pura, quanto mais gente olhando, mais chance das vendas acontecerem.

Portanto, você precisa estar preparado para estes potenciais clientes.

Realizar campanhas de marketing

  1. Promoção. Não quer dizer derrubar o preço dos seus produtos. Promoção vem do verbo promover. Ou seja, você precisa divulgar os seus produtos ou serviços, mostrar, evidenciá-los. Comunicar para o seu público, utilizando uma linguagem adequada para atingir quem realmente deseja.
    Se para isto, for necessário você fazer uma oferta com preço mais barato, também não tem problema, eu não estou dizendo que é proibido, só estou dizendo que não é o significado em si, se falando em marketing.
  2. Neste sentido, é válido: banners na frente da loja, carro de som, divulgações nas mídias digitais, rádios etc. Vale alterar a cor da fachada, fazer promoções com programas de fidelidade, e muito mais. Mas isto não é válido apenas para quem tem lojas físicas, e nem deve ser, para quem tem lojas digitais, ainda é mais recomendado. Pois como nas ruas o fluxo vai ter aumentado, na internet as buscas também não param, pelo contrário, aumentam significativamente. Ainda mais em tempos, aos quais estamos vivenciando, tempos de pandemia, onde o comércio eletrônico tem aumentado cada vez mais seu espaço.
  3. Se tem uma coisa que o povo não gosta, é da tal propaganda enganosa. Então, fique atento a isto, porque mesmo sem querer, pode acontecer algo neste sentido. Por exemplo: você tem uma loja de sapatos, aí faz uma oferta super top em um modelo específico, mas não se atenta em ter uma boa quantidade em estoque. Logo que faz as primeiras 5 vendas, você já não tem mais o produto, mas sua campanha de promoção ainda está rodando, e atraindo mais gente por causa daquela oferta, é aí que podem te acusar de estar fazendo propaganda enganosa. Fique esperto.
  4. Segurança. Como temos muitas empresas que são digitais, este é um item de extrema importância. Proporcionar segurança para os clientes, é uma obrigação, isto porque esta é a tendência, na verdade uma grande realidade já neh, e se você não se atender para este ponto, é muito rápido para perder espaço e ver a decadência do seu negócio, e não queremos isso. Portanto, oferecer uma política de privacidade clara, é prioridade, pois os clientes irão passar informações sigilosas, tais como, nome, endereço, informações de cartões, etc. Desta forma, sites que não proporcionam esta imagem de que são seguros, não transmitem credibilidade no público.

Mas o que vendo não tem a ver com o carnaval

Não há problema. Não é o carnaval em si, mas sim a sazonalidade, o maior fluxo, este sim é o seu aliado principal para aumentar as vendas.

É bem sabido que as praias são os lugares prediletos dos carnavalescos, portanto, se o seu negócio fica às margens dela, corra, se apresse, aproveite e se prepare para aumentar seu faturamento significativamente.

Mas este não é o único local, muitas pessoas não estão viajando para pular carnaval, estão apenas aproveitando o feriado para dar aquela escapadinha, respirar um ar diferente, saindo dos grandes centros para o interior, buscando maior tranquilidade.

Então veja, tem clientes esparramados para todos os negócios e serviços.

Mesmo que você não venda itens relacionados ao carnaval, você pode e deve ofertar seus produtos, ou serviços.

Aliás, aqui está uma excelente forma de fazer uma venda cruzada. Pois, mesmo que não trabalhem com estes itens, nada impede que entre na sazonalidade e ofereça-os nesta data, como forma de atrair os consumidores para dentro da sua loja.

Por exemplo: de novo vou usar sapatos. Sua loja vende sapatos, mas neste período você pode colocar na frente da loja, vários chapéus e acessórios como máscaras pulseiras brilhantes para chamar a atenção dos clientes. Conforme disse lá em cima, quanto mais fluxo, mas chance de vendas. Pode ser que pelo chapéu, você venda um par de sapatos, e isso acontece muito mais do que você imagina, ou até os dois.

Ofereça frete grátis

Sim, se sua loja é apenas online, ofereça frete grátis. Isto é uma forma de chamar a atenção, lembra da promoção? Não consiste apenas em dar um desconto, mas promover, e isto faz parte. Muitas vezes os clientes deixam de comprar, apenas por causa do frete, muito comum isso. Então use esta opção ao seu favor, a favor do aumento das vendas da sua empresa.

Lembre-se que um cliente ganho hoje, pode e deve ser cliente novamente amanhã, e isto pode ser uma forma de aumentar a sua carteira. Claro que depois tem todo um processo de pós vendas, para reter este cliente, mas isto é assunto para uma outra hora neh.

Vender no carnaval, assim como no restante do ano, não é uma simples tarefa, é necessário ações bem estruturadas, alinhamento com as tendências de mercado e expectativas do público, mas com a combinação correta e os recursos certos, esta data pode trabalhar a seu favor. O segredo é se preparar para entrar na folia o quanto antes.

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Bom, por hoje é isso, fique atento que logo mais traremos mais dicas como esta para ajudar você a crescer ainda mais a sua empresa.

Um abraço e até a próxima!

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