0 Comments 5 anos 578 words

Empreender e dirigir uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, é preciso lidar com assuntos um pouco mais complicados, como a escrituração de contas e o planejamento tributário. Ainda assim, existe um trabalho que pode ser muito útil nessa hora – a assessoria contábil.

Quer saber mais sobre o assunto? Decidimos contar para você como funciona essa atividade, qual sua importância e quais são os serviços oferecidos. O que está esperando para continuar a leitura com a gente?

O que é uma assessoria contábil?

A assessoria contábil é prestada por profissionais de contabilidade e tem ligação com vários aspectos da empresa, como balanço patrimonial, declarações de notas fiscais, emissão de guias para os impostos e por aí vai.

Em alguns casos, a assessoria vai além, ajudando a interpretar as decisões e contribuindo para a saúde financeira do negócio. O apoio evita problemas com a parte burocrática e administrativa.

Você já sentiu dificuldade para acompanhar mudanças numéricas, financeiras, tributárias e patrimoniais? Essa é uma das perguntas que você não pode deixar de fazer na hora considerar a ajuda de uma assessoria contábil.

Como uma assessoria contábil pode facilitar sua vida?

Gestão financeira

“Custos”, “despesas”, “fluxo de caixa”, “ROI”. São tantos indicadores que até fica difícil acompanhá-los, não é?  A assessoria contábil ajuda a identificar e declarar transações, facilitando a saúde financeira do negócio.

Planejamento tributário

Sabe aquele produto que passou com cálculo de tributação errado? Então, ele pode representar um problemão para você. Isso porque a multa para impostos atrasados pode chegar em 20% do valor original, valorizando ainda mais a importância do serviço de contabilidade.

Rotinas trabalhistas

Um funcionário pode triplicar o custo do seu salário só de tributos e garantias trabalhistas, como FGTS, 13° e INSS. A assessoria é uma mão na roda para evitar contratempos na hora de pagar esses direitos.

Quais são os serviços oferecidos pela assessoria?

Escrituração

A escrituração é uma das fontes de fiscalização da receita federal, e ajuda a emitir os relatórios importantes. Aqui, é feito o registro das movimentações, a prestação de informações e o controle do patrimônio.

Recursos humanos

A contratação e administração de funcionários pode ser um processo muito complexo. Existem algumas exigências para o processamento da folha de pagamento e o registro dos colaboradores que podem ser cumpridas com ajuda da assessoria.

Assessoria fiscal

Se você já se confundiu para preencher as guias de impostos da sua empresa, certamente sabe da importância da assessoria fiscal. O serviço ajuda a evitar justamente esse tipo de problema, protegendo sua empresa de multas ou acusações de sonegação.

Como você viu, a assessoria contábil é a intermediária entre sua empresa e os órgãos do estado responsáveis pela cobrança de impostos. Ainda é possível contar com ela para ajudar a organizar seu fluxo de caixa.

Por fim, o contador acompanha a emissão de notas fiscais para a regularização de vendas, recebimentos de mercadoria, mudanças em estoque e por aí vai. Isso se aplica às NFes, NFCes e CTes.

E você? O que acha de aprender ainda mais sobre planejamento de impostos? Então leia o post em que contamos tudo sobre o assunto!