primeira Nota
0 Comments 2 anos 1.381 word

Pode verificar esse vídeo explicativo, ou verificar passo a passo o tutorial abaixo de como fazer sua primeira nota dentro do FreeNFe.

https://youtu.be/h6FB49Z_o3k?t=1

Clique em “Nova Nota Fiscal”

Esta é a tela para a construção de seu documento fiscal

Natureza da Operação

Comece informando a Natureza de Operação, neste caso, bastando apenas indicar o CFOP. AS operações de saída de mercadoria e serviços para dentro do seu estado inicia com número 5, as operações fora do estado inicia com 6.

Neste caso, faremos uma venda normal dentro do estado, então selecionamos CFOP 5102.

Mas, o que é CFOP?

CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. Trata-se de um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.

Dica: Nunca confeccione um documento fiscal com dúvidas, procure orientação do seu contador ou do suporte FreeNFe (forum.freenfe.com.br).

Dica: Caso necessite mudar a descrição da Natureza de Operação que irá sair nota, basta clicar em , que está ao lado da descrição.

Cliente ou Destinatário

Agora é hora de informar na nota qual o destinatário dela, ou seja, seu cliente.

Clique em Selecionar, e escolha uma das opções de destinatário. Geralmente clientes para notas de saídas, fornecedores e transportadoras para notas de entrada.

Na próxima tela que se abre, faça a busca do cliente, e clique em selecionar. Caso não exista, basta clicar em Novo para registra-lo.

Outros dados

Informe também as datas da nota.

Como: Data de Movimentação, Data e Hora de Saída.

Data e Hora de Saída, não são campos obrigatórios, caso não queira que saiam na Nota, basta limpar estes campos.

Informe também:

Tipo: Tem apenas dois tipos disponíveis (Entrada e Saída). Use Saída para vendas e Entrada para recebimento de mercadorias.

Finalidade da Emissão: O campo Finalidade de Emissão da Nota Fiscal Eletrônica pode ser preenchido com os seguintes valores:

“1”NF-e normal – deverá ser preenchido em todas as hipóteses em que ocorra efetiva circulação da mercadoria ou prestação de serviço documentada pela NF-e;

“2” – NF-e complementar – deverá ser preenchido apenas quando se tratar de uma NF-e emitida para complemento de imposto;

“3” – NF-e de ajuste – deverá ser utilizado este valor para situações que não envolvam operações efetivas de circulação de mercadorias, mas para quais a legislação exija a emissão de Nota Fiscal. Alguns exemplos são: crédito da parcela de ativo imobilizado do mês; transferência de crédito acumulado; transferência de saldo credor ou devedor para centralização de estabelecimento, etc.

Na maioria das vezes não será necessário mexer nestes campos, pois eles já virão preenchidos automaticamente.

Os campos Chave de Acesso e Situação da nota, serão preenchidos pelo sistema.

Inserir Produtos na Nota

No campo Produto, insira a descrição do produto ou clique no botão buscar, será aberto a tela de consulta de produtos. Caso ele não exista clique em Novo para inserir um novo Produto. Após clique em selecionar.

Na Nota informe a Quantidade, o Valor, o Desconto (se houver) e clique em Inserir.

Veja como ficou a Nota com dois produtos inseridos

Observe que ao inserir novos produtos, o sistema já faz as referências e cálculos tributários automaticamente, informando o CST/CSOSN, o CFOP da operação, Impostos e outros dados.

Pronto, o básico para emissão da nota é isso. Mas, tem mais.

Dados do Transporte

Acesse a aba “Transporte” de sua Nota Fiscal, nesta aba tem tudo que você precisa usar para informar os dados relacionados ao transporte.

 Informe primeiro a modalidade do Frete, depois clique em pesquisar para selecionar ou registrar uma transportadora.

Informe os volumes, abrindo a aba Volumes. Depois Novo.

Informe os dados solicitados, clique em “Calcular Peso”, para o sistema calcular o peso a partir dos dados inseridos no cadastro de produtos. Depois gravar.

Cobrança

Agora e obrigatório a informação de pagamento na nota fiscal 

Esta com duvida como informar os dados de cobrança na nota no Freenfe? 
Não se preocupe, vou explicar como fazer. 

Foi implementado no layout da versão 4.0 da Nota Fiscal eletrônica o grupo de campos YA Informações de pagamento. 
Com isso, a NF-e passa a conter informações detalhadas sobre o pagamento realizado em operações acobertadas por NF-e e NFC-e. Esses dados podem ser utilizadas para diversos objetivos do fisco, podendo ser cruzados com informações vindas de outras fontes, o que dificulta fraudes, principalmente envolvendo cartões de crédito.

A partir do dia 02/08/2018 o layout do xml 3.10 , será encerrado e só funcionará se estiver atualizado o seu sistema com a versão do layout 4.0

Conforme a Nota Técnica 2016.002 da Sefaz, esta informação passa a ser obrigatória.

Ao fazer uma nota fiscal clica na aba cobrança e insira as informaçoes de cobrança clicando com NOVOou clicando em GERAR PARCELAS.

Ao clicar em NOVO vai abrir uma nova janela, igual a da imagem abaixo, já com as informações de pagamento.O sistema irá sempre lembrar qual foi a ultima forma de pagamento usado, caso for usar a mesma, ok. Caso for usar outra forma de pagamento clica na SETA e e selecione a forma que desejar. 
Verifica o valor.
o numero de documento é o mesmo numero da nota, mas caso queira, pode alterar.Verifica o vencimento se for a prazo. 
Se for a vista , deixe a data atual que o sistema puxar automaticamente. 
Clica em SALVAR

Caso esteja fazendo uma venda com um valor maior e vai parcelar o pagamento , Clique em GERAR PARCELAS

Selecione a FORMA DE PAGAMENTO
Coloque a quantidade de parcelas que deseja e clica em salvar

OBS: Para notas fiscais com Natureza da operação de DEVOLUÇÃO, RETORNO ou REMESSA onde não houver pagamentos mencione “SEM PAGAMENTO” e deixe o valor zerado conforme a imagem abaixo:

Informações Adicionais

Caso queira enviar outros dados relevantes para seu cliente, como número do pedido, tipo de pagamento negociado, acessar aba “Informações adicionais”. Veja um exemplo:

Verificando a Nota

Agora Salve a Nota, você receberá a seguinte mensagem.

Clique em Não.

Antes de enviar a Nota ao SEFAZ, podemos verificar se está tudo certo. Para isso, selecione a Nota e clique em Visualizar DANFE no menu principal. Você poderá ver sua nota como irá ficar, sem mesmo antes ter enviado ao SEFAZ, isto ajuda a eliminar erros, pois te dá chance de conferir o resultado de sua nota. Veja nossa nota como esta agora:

Enviando Nota ao Sefaz

Agora sim, todas as etapas principais concluídas, podemos então enviar para o SEFAZ.

Clique com o botão direito encima da nota e selecione enviar nota

e aguarde todo o processo. Quando o processo chegar ao final, caso ocorra algum erro, você será informado o motivo do erro, poderá ser alguma informação incorreta ou faltante ou uma negação por parte do Fisco. Caso ocorra tudo bem, você já verá sua Nota Fiscal pronta para ser impressa.

Enviando Nota ao Cliente

A DANFE, é o documento que irá junto com sua mercadoria ao cliente, mas você deve enviar o arquivo

XML para ele, para isso, selecione a nota e clique em email, no menu principal, assim o sistema irá mostrar o e-mail cadastrado do cliente na nota, e você poderá também alterar, clique em OK. Neste momento o sistema enviará um e-mail para seu cliente ou destinatário, com o arquivo XML da nota e também o arquivo PDF da DANFE para ele visualizar a Nota no computador.

Esperamos ter ajudado você.
Baixe o FreeNFe e automatize a emissão de notas dentro da sua empresa, além disso tenha relatórios e remessa para seu contador para facilitar ainda mais seu dia a dia, não perca tempo, clique no link abaixo e comece agora os testes!

Baixar FreeNFe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.